WMS para gestão do seu armazém

Se você representa ou possui uma empresa de transportes ou distribuição, o WMS da MTC Soft pode te auxliar com gerenciamento mais preciso, controlado, que optimiza recursos e eleva sua produtividade.

O Warehousing Management Systems (WMS) são sistemas modernos e informatizados para o gerenciamento de armazéns e depósitos, cuja prioridade é elevar a produtividade, controlando e monitorando todo o manejo, o pessoal envolvido, reduzindo espaços ocupados e otimizando o uso geral dos recursos de um armazém. O WMS é o sistema que concentra informações provenientes de todas as movimentações dentro de um centro de distribuição, lançando mão dos diversos periféricos e acessórios usados no segmento: códigos de barras, etiquetas, tags de RFID e outros dispositivos. Alguns dos sistemas mais modernos cruzam inclusive dados provenientes de computadores de bordo, sistemas de rastreamento em veículos e até celulares e smartphones da equipe envolvida. As razões para implantar um WMS em seus armazéns vão muito além de “se manter à frente da concorrência”. Esses softwares facilitam o trabalho de seus colaboradores, otimizam armazéns e espaços que já estão próximos de sua capacidade e também ampliam lucratividade e fluxo operacional.

Vantagens

Racionalização
de Custos

Com toda a operação monitorada, é possível identificar com rapidez os gargalos, desperdícios de recursos e falhas na rotina, contornando problemas e eliminando custos indesejáveis.

Resposta
Imediata

Com todos os dados de movimentação, atividades e operações sendo processados em tempo real.

Facilidades
Contábeis

Parte do trabalho é facilitado e relatórios mais claros podem ser produzidos para o uso de departamentos financeiros e contábeis.

Integração
WMS

WMS Onix proporciona uma fácil integração com sistemas de gestão de empresas, permitindo que seu negócio funcione inteiro na tela de um mesmo computador.

Acesso a várias bases, multi plantas

Implantação do WMS integrado em várias bases ou multi plantas para maior praticidade e controle das operações.

PERFORMANCE E TEMPO DE ATENDIMENTO

Análise da performance e gestão dos tempos de atendimento dos pedidos com base nos prazos previstos para região.

Portal
Web

Portal web do depositante com layout personalizável.

Gestão
Completa

De pátios, docas, entradas e saídas, crachá de motorista, RG, placa de veiculo, motivo da visita, caminhões no pátio e transportadoras.

Embarque
e Desembarque

Sugestão da melhor doca para embarque e desembarque.

CONVOCAÇÃO DO VEÍCULO AUTOMATIZADO

Automação no processo de convocação do veículo para a doca conforme situação da tarefa.

Funcionalidades

PROCESSAMENTO DE ENTRADA

  • Agendamento de recebimento;
  • Armazenagem inteligente, flexibilidade de parâmetros e regras;
  • Bloqueio e desbloqueio de itens;
  • Cálculo de recursos, simulações de desembarque;
  • Captura de notas fiscais dos fornecedores através de interface com sistema corporativo, EDI ou NF-e;
  • Cockpit com as estatísticas de cada operação;
  • Controle de divergência;
  • Convocação ativa de profissionais para tarefas de recebimento, conferência e armazenagem;
  • Logística reversa;
  • Recebimento de kits;
  • Separação de kits de produtos;

PROCESSAMENTO DE SAÍDA

  • Circuito lógico na busca de mercadorias;
  • Conferência de expedição, embarque no caminhão, dupla conferência de caminhão;
  • Convocação ativa de profissionais para tarefas de separação e conferência de expedição;
  • Distribuição nos boxes de expedição;
  • Gestão de pedidos cancelados;
  • Montagem de packing com etiqueta de conteúdo; 
  • Ondas de separação respeitando workflow parametrizado e regras específicas;
  • Painel de controle de separação com dados estatísticos em tempo real;
  • Picking, priorizando clientes e/ou rotas;
  • Respeito às regras, FEFO, FIFO, LOTE específico, etc.;
  • Retorno de mercadorias para estoques ? super picking;
  • Separação de kits de produtos;

GESTÃO DE ESTOQUE

  • Analisa a fragmentação de espaços;
  • Classificação do status dos itens: liberados, reservados, em quarentena, bloqueados e avariados;
  • Controle de assistência técnica;
  • Controle de número hexa de celulares;
  • Controle de números de série e/ou qualquer informação específica;
  • Curva ABC, gestão de rotatividade de produtos;
  • Gestão de lotes e vencimento;
  • Gestão de shelf life dos produtos em estoque;
  • Painel de controle completo com todas as informações online em uma única tela;
  • Parametrização por produto das regras de negócio;
  • Reabastecimento automático de picking;
  • Realização de inventários cíclicos e estáticos;
  • Relatórios detalhados sobre inventários;
  • Sugere reorganização;
  • Virtual Warehouse: Visualização gráfica do armazém em 3D.

FUNÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO E SEGURANÇA

  • Criação de consultas adicionais no menu padrão do WMS;
  • Registro (log) de todas as operações realizadas por usuário;
  • Segurança de acesso parametrizável por grupo de usuário;
  • Sistema multi-idioma (Português, Inglês e Espanhol);

INFORMAÇÕES GERENCIAIS

  • Análise de endereços ocupados, disponíveis, blocados, etc.;
  • Análise por produto, volume, transação, período, funcionário, etc.;
  • Cálculo de produtividade por tarefa;
  • Extrato de movimentação por endereço, produto, período, etc.;
  • Gerador de relatório, indicadores 100% Web;
  • Produtividade por operador, equipe, tarefa, turno, etc.;
  • Resumo de todas as operações em painéis customizáveis (geral, recebimento e expedição);

PRODUTIVIDADE/CONVOCAÇÃO ATIVA DE PROFISSIONAIS

  • Conceitos de LMS: Labor Management System; 
  • Definição de atividades prioritárias por operador, tipo de equipamento utilizado, área de atuação e família de produto; 
  • Gestão de tarefas;
  • Planejamento de carga de trabalho, parâmetros de eficácia;
  • Rastreabilidade das tarefas, indicadores de desempenho;

DISTRIBUIÇÃO AUTOMÁTICA DAS TAREFAS PENDENTES, EVITANDO OCIOSIDADE

  • Análise da produtividade do operador de acordo com a pontuação obtida;
  • Definição de pontuação máxima e mínima para cada tarefa realizada; 
  • Parametrização dos tempos médios por tarefa, considerando área a ser percorrida, tipo de equipamento utilizado e família de produto movimentada;
  • Registro do tempo gasto em tarefas, o tempo ocioso aguardando convocação e o tempo recorrido para aceitar uma convocação;